COMO É UM HD POR DENTRO? - POR DENTRO DE UM HDD

O Hard Driver Disk é o componente do seu computador que é responsável por guardar todos os arquivos em um computador. Você também já deve ter ouvido alguém chama-lo de disco rígido, esse nome vem justamente pelo fato dos discos interno do HDD serem extremamente rígidos.

Basicamente ele é responsável por armazenar o sistema operacional, seja ele Windows, Linux ou até mesmo o Mac OS e todos os programas. Além disso, é bem provável que você salve todas as suas fotos, músicas, vídeos e documentos no HDD de seu computador.

De forma superficial HDD é um dispositivo de armazenamento magnético que lê e grava dados em um ou mais discos com camadas magnéticas. O disco usa um prato magnético para armazenar os dados. Esses pratos são divididos em vários setores e trilhas que guardam os inúmeros bytes que compõem nossos arquivos.

Partes mais importante do HDD


Como vemos na imagem o HDD e composto de peças muito especificas.

  • Disco rígido feito de cerâmica e alumino ou até vidro;
  • Eixo central que rotacional o disco;
  • Braço de leitura e gravação, na ponta dele temos a cabeça de leitura e gravação onde fica um eletro imã muito pequeno;
  • Eixo atuador;
  • Placa controladora - fica na parte de trás do HDD.

Atualmente os HDDs estão perdendo um pouco de espaço no mercado pelo fato dos novos padrões entregue pelos armazenamento do tipo SSD que não usa essas peças mecânicas que vimos acima, sendo totalmente digital o que os torna mais rápidos entregando ate 28% a mais de performance, os preços do SSD estão cade vez mais em conta não compensado pegar um HDD quando você visa alcançar mais velocidade nas suas atividades diárias os HDDs não conseguem ler e nem gravar dados tão rapidamente quanto os SSDs. 

Assim, se você quer uma máquina que seja muito rápida, considere a compra de um SSD ao invés de um HDD.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem