Comandos para inspeção de Hardware no Linux


                                                               Comandos para inspeção

A parte mais importante do sistema operacional é a comunicação com o Hardware da maquina, antes mesmo que o sistema operacional inicie o Sistema básico de entrada e saída Input/Output System(BIOS) verifica os principais componentes como processador, memoria e disco.

Para realizar umas inspeção nas distribuições Linux existem duas maneiras, lscpci e lcusb, são dois comandos fundamentais para identificar os dispositivos:

lspci: Este comando mostra todos os dispositivos conectados ao barramento PCI do sue computador como placas externas, controladores USB, placas integradas e etc.

Lsusb: Este comando mostra todos os dispositivos conectados na maquina


Então podemos descrever os comandos lspci e lsusb como comandos que mostram uma lista de todos os dispositivos conectados nos respectivos barramento USB e PCI cuja presença foi detectada pelo sistema operacional. Mesmo que o dispositivo esteja sendo listados pelos comandos não quer dizer que eles estejam funcional, pois para cada dispositivos de software e necessário um componente de software que controla o dispositivo correspondente. Esse componente nas distribuições Linux e chamado de modulo, e na maioria dos casos já esta presente no sistema operacional.
Para listar os módulos presente no sistema usamos o comando lsmod.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem