Como funcionam endereços IP

O endereço IP é o principal protocolo de comunicação na internet e, de forma genérica, podemos dizer ser o responsável pela identificação do seu dispositivo na rede (computador, impressora, tablet, smartphone etc) em uma rede local ou pública.

Imagine o endereço IP com uma identificação única. Quando você compra um produto na internet e quer que recebê-lo em sua casa, ou envia-lo para um amigo, por conta do endereço único que é possível encontrar a pessoa desejada. Na internet não há diferença por ter a mesma ideia de endereçamento, porém com aplicação em números ao invés de nomes.

Para fazer parte da rede mundial de computadores é preciso um endereço único a qual chamamos de endereço IP. O mesmo vale para os websites, só que com ajuda do DNS a busca por um determinado site é realizada por nome e não números e isso torna mais fácil a memorização.

Exemplo:

O site tutorialeinformacao.com.br está associado ao IP 216.239.34.21. Assim, quando há acesso ao site, na verdade ocorre o direcionamento para aquele número de IP.

Em uma explicação técnica o endereço IP é formado por uma sequência numérica composta de 32 bits. Esse valor é separado em um conjunto de 8 bists com quatro sequências separadas por ponto, que recebe o nome de octeto ou bytes.

Segue uma representação decimal de um número IP: 172.10.20.11

O número acima é o que utilizamos para facilitar nossa vida, mas na linguagem do computador são representados em binários.

Vejamos como ficaria o endereço IP 172.10.20.11 no formato binário: 10101100 00001010 00010100 00000001

A divisão dos números permite uma melhor organização para separar a quantidade de rede e dispositivos possíveis de se conectar a minha rede. Cada conjunto vai de 0 a 255 e para utilização desses números a entidade IANA (Internet Assigned Numbers Authority) os dividiu em classes e tornou possível a utilização de tantos IP’s.

Para cada tamanho de rede utiliza-se uma determina classe e assim evitamos o desperdício de IP’.

Quer saber mais sobre DNS? Acesse O que é o DNS- DOMAIN NAME SYSTEM? e confira o conteúdo.


2 Comentários

  1. Postagem interessante para os iniciantes no mundo da tecnologia. Escrita simples e objetiva, que facilita a compreensão do conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, de fácil entendimento e capaz de exclarecer muitas duvidas.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem