Stalkerware Espionagem de celulares: mulheres são maiores vítimas

O uso de programas espiões (Stalkerware) tem crescido a cada ano e agora nos meses de isolamento social teve um grande aumento. De acordo com dados da empresa Kaspersky em abril de 2020 foram detectados mais de 8,2  mil de instalação de software que fazem esse tipo de espionagem em dispositivos móveis no mundo.

Espião


Esse tipo de software é comercializado normalmente na internet ou por empresas legitimas, no entanto isso é um comportamento que é considerado violação de privacidade pois esses software atuam de forma oculta e na maioria das vezes e instalado no celular sem o conhecimento do proprietário para monitorar suas atividades pessoais. A ferramenta é capaz de informar, locais pelos quais a vítima passou (utilizando a função GPS), acessar as mensagens de texto e das redes sociais (isso inclui do WhatsApp) privadas e chamadas realizadas, permitindo até mesmo que o criminoso leia as mensagens e escute ate as ligações.

Estudo demostram que 70% das vitimas de ciberespionagem são mulheres que sofrem ou sofreram por violência física do seu parceiro.



Para identificar se o seu celular tem algum software desse tipo você precisa ficar atento em alguns indícios específicos pois eles trabalham de forma silenciosa. Entre os sinais está o aumento do uso de dados, uma vez que essa ferramenta precisa enviar as suas informações ao stalker com isso o consumo de dados aumenta ficando bem alta, verifique se seu celular esta permitindo a instalação de fontes desconhecidas e verifique periodicamente os aplicativos instalados.

Veja alguns passos para evitar a instalação de stalkerware

  • Proteja seus dispositivos com senhas seguras ​​e nunca as revele para ninguém;
  • Não deixe o celular desbloqueado em qualquer lugar, a maioria dos stalkerware requer instalação física.
  • Desabilite o desbloqueio por impressão digital se você tem um parceiros controlador e ciumentos eles podem pressionar seu dedo contra o leitor enquanto você dorme;
  • Mantenha instalado um bom antivírus sempre mantendo ele atualizado.


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem