Dicas para saber se um site e confiável


A internet é uma das formas mais rápidas e fáceis de se fazer compras com comodidade, mas nem tudo é perfeito em meio a toda essa praticidade. Sempre existem riscos, pois quando se trata de internet bastas apenas um passo errado para colocar a segurança das suas informações em cheque, podendo ter suas informações pessoais, fotos, dados bancários, sua localização ou até tudo que está no seu computador em mãos erradas.

O que fazer?
Para não correr esse tipo de risco seguem alguns truques para ajudar você a ficar mais atento nesse ambiente hostil.

1 - Observe sempre a URL do site 

Muitos se aproveitam de sites já conhecidos para dar golpes e mesmo que utilize sites de compra que já está familiarizado é bom ficar atento. Por exemplo:  o site em que você está é www.americapromocao.com e o correto deve ser www.america.com.
Quando o site é clonado logo depois que o usuário digita o endereço no navegador o endereço é alterado, conforme exemplo acima. Portanto fiquem atento no endereço acessado.

2 - Reputação do site 

O mercado de compras online dispõe de uma grande concorrência e você não precisa ficar preso a uma única loja, caso contrário seria difícil aproveitar as promoções. Porém deve-se tomar muito cuidado ao comprar em uma loja desconhecida.
Sempre verifique a legitimidade do site perguntando a amigos, verifique em sites de reclamações, consulte o histórico no Reclame Aqui e também consulte as redes sociais, pois são ótimas ferramentas de pesquisa.

3 - Conexão segura  

Verifique se o site possui uma conexão segura e observe a barra de endereço do seu navegador. Quando um site utiliza uma conexão segura o endereço da web começara com "https:// " ao invés de "http://". 
Outro detalhe importante são os certificados, exibidos no canto direito da barra do navegador com a cor verde. Para ver basta clicar sobre ele.

4 -   Promoções em E-mail

Evite clicar sobre em link promocionais em e-mail, pois são comuns mensagens falsas para aplicar golpes. Clique somente quando tiver total certeza de quem é o remetente.

5 - Não seja curioso 

Se você ver um link com uma oferta muito tentadora com preços abaixo do normal, tome cuidado! É quase certo que será direcionado para um site desconhecido. Pesquise no próprio site para encontrar o produto de forma segura. Isso vale para qualquer site!

6 - Analise os sites

Analise o site veja se o design foi feito por profissionais. Isso não comprova se o site é legítimo, mas com certeza ajuda a diminuir as chances de ser um endereço falso. Geralmente quando se trata de golpe os envolvidos deixam o site bem simples.    

Além dessas dicas também existem diversas ferramentas que auxiliam verificar a segurança dos sites. 

WOT é uma dessas ferramentas e funciona como uma comunidade virtual onde se avalia diversos sites. As avaliações são feitas pelos próprios usuários e a instalação é realizada no seu navegador em forma de complemento.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem