O que é o DNS- DOMAIN NAME SYSTEM?


DNS é um sistema que contem um banco de dados hierárquico distribuído que contém resolução para nomes em IP. Entendeu? Não? Um pouco confuso, certo? Sempre encontramos palavras complicadas e acabamos por não ter uma ideia muito clara, mas vamos tentar simplificar isso.

Quando falamos que o DNS contém um banco de dados é porque ele armazena informações de nomes de diversos dispositivos de alguma rede, de cada maquina, impressora, roteador etc. Existe um número de identificação dentro da rede e a ele damos o nome de "endereço IP", que permite a comunicação dele com outros dispositivos da rede. É como se fosse o número de um RG a qual cada pessoa, sem exceção, usa para ser identificada.

Ok! Agora sabemos que o computador, impressora, roteador tem um número de IP para ser identificado, mas não para por ai.

Eles também podem ter um nome. Já pensou se todo mundo fosse identificado apenas por números? As coisas não seriam muito mais fáceis? Eu pelo menos não conseguiria lembra os nomes, opa," números da pessoas". É nesse momento que o DNS entra e faz as conversões de nomes de servidores (domínios) em endereço IP e vice e versa.

Se eu chamar você pelo número de RG talvez não obtenha uma resposta, pois nem todo mundo decora o próprio número de documento. Um servidor DNS me permite fazer uma busca de um determinado domínio e encontra o número de IP ou o inverso.






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem