Tudo Conectado: Internet das coisas

A internet das coisas (IoT) teve um grande avanço no mercado e vem sendo aplicada em diversos cenários, tanto empresarial como residencial e amplitude da sua utilização tem chamado a atenção de muitas pessoas. Porém as empresas de hardware e software, ou vendedores, tem apresentado essa tecnologia como uma referência comum a tecnologia que vai auxiliar na redução de custo, mostrando-a com muito confortável, segura e desejável. 



Definir a internet das coisas pode ser considerado uma tarefa difícil quando se analisa a quantidade de assuntos que a temática pode envolver. De acordo com a pesquisa (YAN et al, 2008; GIUSTO et al, 2010; ATZORI et al. 2010), a internet das coisas abrange inteligência artificial, segurança de rede, criptografia design, sensores de baixo consumo de energia e etc. 

Uma questão que devemos considerar sobre a IoT é que a quantidade de dispositivos conectado à rede irá aumentar consideravelmente e como as empresas gerenciará todos os seus dispositivos e os dados sem se afogar. 

A utilização de tantos dispositivos na rede irá gerar uma sobrecarga na forma de dados, que deverá ser resolvida porque se tornará frequente. A IoT irá apresentar desafios significativos as equipes de operações, pois será necessário gerenciar todo o ambiente, enquanto monitora e controla localidades individuais. Pode-se considerar que o backup desse volume de informações terá questões de governança dificultosa dependendo da quantidade de dispositivos que for utilizado em uma rede.

A segurança das informações também é importante, pois está relacionada a privacidade do consumidor, como já acontece hoje em equipamentos de medição inteligentes, automóveis digitais, celulares e smartwatch que fornece informações sobre o uso pessoal que se não forem seguros, podem abrir caminho para violação de privacidade. O grande aumento da digitalização e automação de milhares de dispositivos implantados em empresas ou até mesmo em residências darão origem a novos desafios de segurança para muitos setores.

O uso da IoT trará grandes desafios para a área de tecnologia, tanto de gerenciamento como o de garantir a segurança desses novos dispositivos utilizados em uma rede.

De acordo com site (http://www.psafe.com/blog/saiba-quantos-malwares-sao-criados-dias/) são criados 160 mil tipos de novas ameaças por dia, sendo que com aumento da tecnologia a tendência e que esse número dobre, a internet das coisas trará grandes benefícios e com isso um grande desafio para os profissionais da área de tecnologia da informação e Segurança da Informação.

Referencias:

Veja os tipos de vírus e ameaças que são criados diariamente para comprometer sua segurança digital acessado em: http://www.psafe.com/blog/saiba-quantos-malwares-sao-criados-dias/

Tudo conectado: conceitos e representações da internet das coisas. Pratica internacionais em rede publicação: 10//12/2012



O que é internet das coisas acessado em: http://www.infowester.com/iot.php no dia 03/06/2016.







1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem